Emblema da
38ª Companhia de Comandos
"Os Leopardos"


TESTEMUNHOS E CONTRIBUTOS

38ª Companhia de Comandos — "Os Leopardos"

 

COMO BISSAU PEGOU FOGO NUMA TARDE DE AGOSTO DE 1973

A TAL HISTÓRIA DA 38ªCCMDS COM A PM QUE INCENDIOU BISSAU!

 

(Ao 1º Cabo CMD ARAÚJO e ao Soldado CMD ALCOBIA um abraço)

Os relatos aqui descritos são verídicos, feitos pelos próprios intervenientes e apenas por motivos óbvios de privacidade são ocultados alguns nomes, os que aparecem, os que estiveram no centro do conflito nada têm a opor, mas dentro da 38ª todos sabem do que falo e a quem me refiro !

Revendo á distância tudo o que se passou, e por ter estado por dentro, chego á conclusão que á altura dos acontecimentos, pela rivalidade existente, o que se passou foram apenas lutas de Egos a marcar posição, e como os envolvidos eram ''COMANDOS'', os homens da Lei Militar tentaram marcar essa posição exercendo a autoridade (alguns deles) de uma forma a humilhar ''os pobres dos escolas'' (nem eram-mos a marinha!!!)... (quero frisar que também não ficámos bem na foto...) mas vamos ao relato !

Pelo mês de Agosto (vou ignorar o dia certo) de 1973 a 38ªCCMDS tinha acabado de regressar da Ilha Bolama onde passara 15 dias de férias em recuperação. Como Companhia pertencente ao Batalhão de Comandos da Guiné aguardava-mos colocação ou deslocação operacional e enquanto não acontecia deambulava-mos por Bissau, nos Bares e cafés ou Restaurantes, outros matavam o tempo no Pilão e outros iam até ao cinema UDIB ver uma ''caboyada'', que foi o meu caso!

Em Bissau perto do QG, na estrada de STª Luzia, existia um Restaurante com o nome, Ninho de STª Luzia onde se comia o melhor frango de churrasco do mundo, nesse restaurante o 1º Cabo CMD Araújo e o Soldado CMD Alcobia da 38ª (fardados de camuflado) manjavam o churrasco, ruidosamente rindo, noutra mesa 4 marmanjos, por em numero superior incomodados, lá veio a boca do costume ;

"...Estes gajos dos Comandos têm a mania que são especiais e outros ''mimos'' do género. O Araújo levantou-se, foi á mesa deles, escolheu o maior, puxou a ''culatra'' atrás e estendeu-o ao comprido, ..."

Estes gajos dos Comandos têm a mania que são especiais e outras ''mimos'' do género. O Araújo, (hehehe que menino) levantou-se, foi á mesa deles, escolheu o maior, puxou a ''culatra'' atrás e estendeu-o ao comprido, o Alcobia (o pequenito) aviou outro e terminou logo ali! saíram os quatro e o Araújo e o Alcobia continuaram a chupar os ossos da galinha!

Pronto agora começa a borrasca! Param, 3 jipes3, (termo tauromáquico), da PM á porta e vão ter com o Araujo!

Pergunta o Senhor Alferes da PM... "ó ''escola'' , foram voçês os valentes que aviaram os clientes que estavam a almoçar?"
E com 9 homens atrás perguntou: Já acabaram ou querem continuar?

O Araujo encurralado puxou de uma ''Pinha '' que tinha no bolso e avisou: "Um por um vamos a isso, todos juntos descavilho já!!"
O Senhor Alferes usou de bom ''senso'' (pudera) e prometeu que ninguém lhes tocava mas tinha que os levar para a Amura.

E lá foram escoltados o Araújo e o Alcobia!

Entretanto, alguém que viu os homens da 38ª serem levados deu o alarme e rapidamente na cidade se espalhou a noticia!
PESSOAL DA 38ª PRESO NA PM!


A tal História da 38ªCCMDS com a PM em Bissau -Parte II

Estava no ciné UDIB com o Vicente (bruto-lee) e outros mais da 38, quando estalou um grito ; ''malta da 38 presa na PM'' !

O pessoal levantou-se de imediato, o que levou a protestos, em especial dos naturais, gerou-se confusão, empurrões e começou dentro do UDIB uma cena digna do Far-west, cadeiras arrancadas, corpos pelo ar, o pessoal da 38 veio para a rua onde continuou a ''cena''!
O Vicente ''abriu'' caminho até ao IMPÉRIO e só acabou quando apareceu um UNIMOG do BCMDS que ia a caminho da Amura e deu boleia ao pessoal!

Cenas idênticas ao do UDIB se passaram em simultâneo no café Universal, Solmar e Ronda!

Nessa tarde Bissau pegou fogo! E pela noite no Pilão já depois de tudo terminado na PM o pessoal dos CMDS AFRICANOS sabedores do que tinha acontecido com a 38ª nessa tarde, envolveram-se com as rondas da PM e até um JEEP ficou virado!

Mas vamos ao que se passou dentro da Amura depois da detenção do 1º Cabo CMD Araujo e do Soldado CMD Alcobia!

Dentro das instalações da Amura foram separados, e o grupo que rodeou o Araújo continuou a provoca-lo ''agora sozinho ainda és mau''? e coisas do género e o Araújo respondia sempre um a um não tenho medo de ninguém, ( quem conhece o Araújo sabe do que falo)!

Um graduado ''valentão'' disse ao Araújo; vamos ver se falas verdade, e chamou um ''gorila '' fardado com o alcunha do '' mouraria'' para se bater com o Araújo! Isto não foi filme passou-se mesmo e aí estão o Araújo e o Alcobia para o testemunharem! O Araújo mediu o '' mouraria PM'', amandou-se e começou a massacra-lo !

Os ''valentes'' da PM vendo o seu ''menino'' levar porrada caíram em cima do Araújo, torceram-lhe um braço de tal forma que o Araújo mais tarde teve que andar com gesso no braço muito tempo!

Á altura destes acontecimentos dezenas de elementos da 38ª e da 35ª, que  estava de Guarda ao Palácio, tinham rodeado a Amura, armados com Bazucas 8.9 apontadas ás muralhas, e prontos a tudo para resgatar os elementos detidos!

No meio de toda esta agitação apareceu no meio do pessoal ,e na ausência do Sr CMDT da 38ª, o Oficial mais antigo da CIA e um Senhor Major do BCMDS (vou dispensar os nomes) que pediram calma ao pessoal e se prontificaram a ir dentro da Amura saber do nosso pessoal!

Não sabemos o que se passou nas negociações com a PM mas passado um tempo sairam de lá com o Araújo e o Alcobia!

Se bem se lembram, estes acontecimentos tiveram como consequência a nossa ida por meses, como castigo,para a zona de Nova Lamego -Boruntuma onde a companhia foi dizimada por doenças várias !

 

Fortaleza da Amura em Bissau

1º Cabo CMD Araújo

Sold CMD Alcobia

 

Voltar Testemunhos da 38ª Companhia de Comandos


Trigésima Oitava Companhia de Comandos
A Sorte Protege os Audazes
Guiné 1972 - 1974

Todos os factos relatados neste website são reais e foram registados em ambiente de guerra, por esse motivo alguns dos conteúdos podem chocar pessoas mais sensíveis.
Recomendamos discrição no acesso.

Todos os direitos reservados © 2020