Comandante da 38ª Companhia de Comandos - General Pinto Ferreira
Elisabete Gonçalves
Amiga e testemunha da
38ª Companhia de Comandos


TEXTOS DA ELISABETE PARA A 38ª COMPANHIA DE COMANDOS

A Carta do Damas

Apesar de só ter recebido o correio a 03 de Janeiro de 74, o Soldado do 4ºGrupo de Combate da 38ªCCMD, Damas...teve quem lhe escrevesse no dia de Natal para a Guiné, em Cadique, lá para as bandas da mata do Cantanhês.


Nestas simples linhas que transcrevo, tal qual foram escritas pela sua mãe, vai todo o sentimento de quem tinha um ente querido no "lado de lá"...e que não sabia se o seu regresso seria num lugar de avião normal,se viria "inteirinho e sem mazelas"...ou entre o aperto na fobia de quatro tábuas.

Se chorarem ao ler este amor simples, de uma mãe portuguesa que diz como pode o amor que tem pelo seu filho, não se travem....porque eu, chorei também.

Belo!

Guiné ano 1973 Dez 27 (data do envio)
(do espólio do Sold CMD Damas da 38CCMDS, RIP)


''...querido filho espramos que esta te va encontrar bem de saode. nos por ca tudo bem ontem a tua avó esteve a faser filhoses e pasteis e o dosse que tu tanto gostas da abobra do quintal.nao comemos a chorar pois tanta saudade esmaga o corasao.o natal e triste ca em casa o teu pai tem o teu lugar ao lado aonde a te acentas sempre, temos velas asesas sempre resamos dia e noite por ti filho todos os dia vamos a saber do diário de noticias se não vem o teu nome nos que morrem na guerra e sempre levo o aperto no corasao vamos mandar um encomenda no spm pra tu poderes provar com os teus colegas umas cosas boas meu filho no natal que vem esperamos te em casa se deus qiser e vai tambem um val de vinte escudos na encomenda escreve mais vesea para casa a tua avó chora todos os dias o teu pai e eu e ate o teu cao esta senpre na cansela do quintal a espera de ti. feliz natal meu filho e volta depressa. beijos da tua mãe pai avó da belinha e do marido.''.

 

 



TEXTOS DA ELISABETE



Trigésima Oitava Companhia de Comandos
A Sorte Protege os Audazes
Guiné 1972 - 1974

Todos os factos relatados neste website são reais e foram registados em ambiente de guerra, por esse motivo alguns dos conteúdos podem chocar pessoas mais sensíveis.
Recomendamos discrição no acesso.

Todos os direitos reservados © 2020