Emblema da
38ª Companhia de Comandos
"Os Leopardos"


CONVÍVIOS

38ª Companhia de Comandos — "Os Leopardos"
 
38ª COMPANHIA DE COMANDOS & FRIENDS ON ''SEABRA'S TABANKA''

3 de Outubro de 2015

Em terras do Comando Seabra .

Neste dia finalmente tivemos oportunidade de dar resposta a antigo convite do Comando Seabra para que a 38ªCC fizesse um convivio nos seus domínios.

De norte e sul, pelo menos duas colunas motorizadas dirigiram-se para o coração da Mealhada e à hora aprazada cerca de 40 Comandos e amigos depois de algumas dificuldades de navegação (o terreno é plano e sem pontos de referencia), foram recebidos pelo simpático casal Seabra e prepararam-se para cumprir esta operação (gastronómica).

Como de costume tiveram primeiro que se ouvir os estudos e demais planos que nos conduziram a esta situação.

Na circunstância duas intervenções a primeira a minha para fazer a apresentação do tema e suas envolventes: Cumprimentos ao nosso anfitrião e esposa, com referencia especial à região onde nos encontrávamos e que foi relacionada como uma das matrizes genéticas do nosso País, pois o nosso Primeiro Rei lançou um dos vectores da expansão territorial para o Sul tinha também uma componente gastronómica que estávamos a celebrar: o leitão à bairrada e o vinho da mesma região nada melhor que para além da língua, a religião também a gastronomia nos pudesse opor aos nossos vizinhos do sul.

Tão boa estratégia deu frutos pois o inimigo teve que retirar para o outro lado do estreito mas connosco ficou esse tão Português Leitão à Bairrada e respectivo vinho acompanhante.

Cumprimentos à coluna que veio do sul no que foi seguido de momentos de recolhimento para recordarem os nossos companheiros que recentemente nos deixaram.

A minha intervenção terminou com um acontecimento que a todos nos tem enchido de alegria que foi o anúncio da Condecoração do nosso Comandante de Batalhão (Batalhão de Comandos da Guiné) Coronel Tirocinado Comando Raul Socorro Folques com a “Torre e Espada” e que terá lugar no próximo dia 09 no Regimento de Comandos.

Lembrei a todos como me cruzei pela primeira vez com o Coronel Folques, o que aconteceu na Operação Siroco em 1969 no Leste de Angola.

Na altura o capitão Folques Comandava a experiente 19ªCC e eu era adjunto da 20ªCC (e comandante do 5º Grupo “Os Leopardos” neste dia aqui representado pelo meu amigo Valbom).

A 20º iniciava a sua comissão depois de grande parte dos seus membros terem recebido o seu Titulo Comando no XV curso de Comandos acabado de finalizar.

O Capitão Folques e as suas tropas tornaram-se referência imediata para os novos comandos nos quais eu me incluía pois foram cometendo feitos que em breve se foram tornando lenda entre nós.

O indicativo Centauro (do capitão Folques) nas redes radio, chamava imediatamente a nossa atenção para novos factos que certamente vinham acrescentar mais motivos para a nossa admiração com façanhas que também queríamos imitar.

Foi pois com satisfação que o vi chegar à Guiné e tomar as funções de nosso segundo Comandante e mais tarde Comandante.

A amizade forjada nas duras condições do teatro perdura até hoje e estende-se por toda a companhia que se sente muito honrada por poder comparecer na parada do Regimento participando em tão significativa Cerimónia.

Finalizo agora com um pedido ao Coronel Folques que aceite acrescentar ao Epiteto de Centauro o de “Leopardo” pois pelo que connosco viveu faz jus de pleno direito ao nosso Titulo.

A segunda intervenção foi conduzida pelo Comando Amilcar Mendez que emocionado contou como o Coronel Folques lhe pediu para nos transmitir tudo o que a 38ªCC e o Batalhão de Comandos da Guiné representaram na sua carreira militar e na condecoração que vai agora receber.

Foi com o coração cheio com tais palavras que eufóricos gritamos Mamasumae aqui estamos prontos para todas as vitórias…

Depois deste intróito o repasto seguiu-se animado para ao final da tarde regressarmos a quarteis retemperados por estes momentos de camaradagem e amizade forjados numa guerra distante no espaço e no tempo mas que temperou as nossas mentes com estes valores eternos…

03OUT15 - Anadia

Album de fotografias (Facebook)



Trigésima Oitava Companhia de Comandos
A Sorte Protege os Audazes
Guiné 1972 - 1974

Todos os factos relatados neste website são reais e foram registados em ambiente de guerra, por esse motivo alguns dos conteúdos podem chocar pessoas mais sensíveis.
Recomendamos discrição no acesso.

Todos os direitos reservados © 2020