38ª Companhia de Comandos

HELI ASSALTO EFECTUADO POR ELEMENTOS DA 38ª COMPANHIA DE COMANDOS


OPERAÇÕES DA 38ª COMPANHIA DE COMANDOS

BOLAMA - DESCANSO OPERACIONAL
38ª COMPANHIA DE COMANDOS

 

19 de Junho a 6 de Julho 1973


15JUN73 - Pela MSG2001/C/REPOPER foram concedidos à 38ª CCMDS 15dias de descanso operacional , em Bolama.

15JUN73 - A 38ª CCMDS embarca com destino a Bolama para o referido descanso operacional.

''Chegados a Bolama na LDG ORION, depois de 5h de viagem desde Bissau, no cais de desembarque uma quantidade enorme de crianças aguardavam em algazarra o nosso desembarque, para a troco de alguns pesos levarem os sacos bagagens até ao Campo Militar de Férias.

Alguns deles eram tão miudinhos que apesar de lhe darmos os pesos levávamos nós os sacos.

Bolama, tinha sido a antiga Capital da Guiné, notava-se ainda os traços da sua imponência, mas agora alguns edifícios mostravam o estado de abandono caminhando para a ruína.

O Hotel Turismo, o antigo Banco Nacional Ultramarino transformado em messe de Oficiais, a piscina junto ao cais, o velho cinema, tudo com um ar velho e abandonado e até as ruas eram de terra batida, vendo-se apenas vestígios do asfalto.

Chegados ao Centro de Férias, na porta, aguardavam-nos as lavadeiras, tudo moças novas, creio que da etnia Macanha ou Brame, todas muito bonitas, o pessoal discute preços e tenta incluir nas lavagens clausulas especiais tipo ''Lava tudo ao pessoal''.

Bolama tem uma praia deslumbrante, OFIR, onde as suas areias finas se colam na pele e produzem reflexos ao Sol, parecendo prata.

Junto á praia abundam cajueiros comemos com abundância os seus frutos e com o calor ficamos de ''cabeça grande''.
 
No interior da ilha, num Tabancal, vi pela primeira vez e de toda a Guiné por onde passei, as mulheres usavam uma saia de palha de arroz sem mais nada por baixo, mas os Homens-Grandes olhavam-nos com tamanha agressividade que tiravam qualquer ideia de aproximação.

As tardes eram passadas na piscina junto ao Cais, a piscina era soberba e com uma magnifica prancha de saltos e estava sempre lotada.

Existia um quiosque(?) com esplanada que servia uma zurrapa de nome café, umas cervejas nem sempre frescas e um digestivo que engasgava(aguardente de cana).

Á noite íamos ao cinema, normalmente o som do filme estava atrasado em relação á imagem ai uns dois minutos, era pateada certa na sala, mas á falta de melhor...''

A. Mendez
in ''notas de um diário''



03JUL73 - Pela MSG 2248/C IMEDIATA do CM. OPER. a 38ª CCMDS. deve recolher ao BATALHÃO DE COMANDOS após o regresso de Bolama afim de iniciar novo período operacional.

06JUL73 - 38ª CCMDS. regressa a Bissau findo o seu periodo de descanso operacional em Bolama.

06Jul73 - É realizada a coluna auto que transporta a 38ª CCMDS. a MANSOA

11JUL73 - É realizada a coluna auto que transporta a 38ª CCMDS, para BISSAU, recolhendo ao BATALHÃO DE COMANDOS DA GUINÉ PARA NOVO PERIODO OPERACIONAL.








Seguinte: O Recompletamento da Companhia

 


Trigésima Oitava Companhia de Comandos
A Sorte Protege os Audazes
Guiné 1972 - 1974

Todos os factos relatados neste website são reais e foram registados em ambiente de guerra, por esse motivo alguns dos conteúdos podem chocar pessoas mais sensíveis.
Recomendamos discrição no acesso.

Todos os direitos reservados © 2020